Osteoporose

20-05-2010 23:02

 


SINTOMAS Dor óssea, deformidades (como uma corcova na parte superior das costas), um arredondamento dos ombros, aumento da susceptibilidade a fraturas e uma redução na altura.

Infelizmente os sintomas não são freqüentemente muito evidentes até que os ossos tornam-se muito frágeis.

CAUSAS
 A osteoporose é uma diminuição na massa total de osso, de modo que o restante de osso torna-se frágil. Este enfraquecimento continua a aumentar. Os ossos tornam-se realmente finos. A formação óssea é retardada; aumenta a reabsorção óssea, causando a perda de massa óssea.

Isto pode acontecer em mulheres especialmente após a menopausa. Homens mais velhos, acima de 50, também têm, mas em menor grau do que as mulheres. A osteoporose é rara em homens negros, mas um pouco mais comum em mulheres negras.

Mulheres brancas nos EUA tendem a perder a 30-40% da sua massa óssea entre os seus 55 e 70 anos de idade.

As mulheres mais jovens devem ser vigilantes; pesquisas indicam que a osteoporose geralmente começa cedo na vida, e não apenas depois da menopausa. (No entanto, a perda óssea definitivamente acelera após esse tempo, devido a uma queda nos níveis de estrogênio.)

Pessoas com maiores e densos ossos tendem a ter menos problemas com osteoporose mais tarde na vida.

Uma das principais causas é a falta de ingestão de cálcio ao longo dos anos. Outras causas incluem a incapacidade de absorver cálcio, um desequilíbrio cálcio-fósforo (demasiado fósforo), falta de exercício ou a ausência de certos hormônios.

Ainda outros fatores incluem a puberdade tardia, menopausa precoce (natural ou artificialmente induzida), doença renal ou hepática crônica, o uso de anticoagulantes a longo prazo, corticosteróides, etc. Fumar é uma maneira excelente de causar danos em seus ossos.

Fraturas por compressão nas vértebras podem ocorrer à medida que a perda óssea aumenta. Isto provoca uma perda de altura e muitos nervos, resultando em dor. É possível ter dano nos nervos. Mulheres mais velhas têm, freqüentemente, uma corcova na parte superior das costas como um resultado.

A osteoporose também pode resultar em dentes soltos que caem, devido ao enfraquecimento do osso maxilar.

Existem dois tipos dessa doença:

Osteoporose, Tipo I, cuja conhecida causa são alterações hormonais, especialmente a perda de estrogênio.

Osteoporose, Tipo II, os traços de sua causa são fatores dietéticos (falta de cálcio, vitamina D, etc), má absorção e ingestão de alimentos que bloqueiam a absorção.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Dormir em uma cama mais rígida para dar suporte à coluna vertebral.

• Não levantar objetos pesados. Quando você tiver que levantar algo, faça-o com cuidado e adequadamente.

• Evite a fadiga.

• Olhe ao redor de sua casa e quintal e faça as mudanças necessárias para que você tenha menos chances possíveis de queda (colocação de luzes, tapetes, corrimão, etc).

Voltar