Pneumonia

21-05-2010 00:09

 

SINTOMAS Febre, calafrios, dor nos músculos, tosse, dor de garganta, escarro sanguinolento, gânglios linfáticos do pescoço alargados, dor no peito, dificuldade respiratória e cianose (pele azulada das unhas devido à falta de oxigênio).

A pneumonia bacteriana chega de repente, com tosse seca no início e, depois, um muco com cor de ferrugem é produzido, e a respiração torna-se rápida e laboriosa. A forma viral é mais variável em gravidade desde o início.

CAUSAS
 Pneumonia é uma infecção grave dos pulmões e tubos brônquicos. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. A troca de oxigênio e dióxido de carbono é feita em pequenos sacos de ar (alvéolos) nos pulmões. Estes sacos tornam-se inflamados e recheados com muco e pus.

Geralmente, uma infecção respiratória superior (na garganta e tubos brônquicos), como um resfriado, a gripe, ou talvez o sarampo, podem ocorrer. Crianças com menos de um ano ou pessoas com mais de 60 anos são os mais suscetíveis.

Pneumonia bacteriana é mais grave e perigosa do que a viral. Existe também uma pneumonia fúngica, sendo que as pessoas com HIV têm mais probabilidade de contrair.

Em crianças, a dor da pneumonia é freqüentemente localizada no abdômen, levando alguns a pensarem que é uma indigestão ou apendicite.

TRATAMENTOS NATURAIS

• Você pode utilizar basicamente o mesmo tratamento para bronquite, exceto que, uma vez que a pessoa da doença é muito mais grave, deve ser dado muito descanso e um intensificado cuidado.

• Lave o nariz com água salgada, gentilmente. Gargareje com água salgada. Em seguida, repita a lavagem e gargarejo com uma mistura de chá de goldenseal e mirra. Isso ajudará a evitar que um resfriado ou gripe vá para dentro dos pulmões.

• Mas, se o pulmão já se encontra afetado, faça o tratamento acima referido, mas também dê um tratamento de escalda-pés quente. Beba muita água. Tome ervas laxativas para manter o intestino funcionando corretamente. Use fomentos curtos e quentes no tórax e parte superior das costas, com frio curto entre cada aplicação quente.

• Use somente líquidos nos primeiros dias. Estes devem consistir de sucos de frutas (suco de abacaxi diluído ou suco de laranja) ou limão e água (sem açúcar), etc. Continuar o processo até que a febre alta abaixe. Depois, dê densos caldos vegetais, grãos inteiros (melhor na forma seca sendo bem mastigado).
 • Assim como para todos os outros problemas de saúde, principalmente os mais graves, informe-se com um médico sobre os melhores procedimentos à serem tomados.

Voltar